quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Salvador- Bahia

Chegou o dia e lá fui eu conhecer Salvador-Bahia, conhecida pelo carnaval e pela mistura de raças, culturas e credos, a primeira capital do Brasil reúne o presente e o passado em perfeita harmonia, levando-se em conta a divisão da cidade em Alta e Baixa, fica fácil mapeá-la e conhecer os atrativos escancarados em cada esquina.

Como todo mochileiro comecei minha pesquisa por pontos turísticos e por opções mais baratas de passeios e hospedagem bem antes de chegar por lá, e logo de cara esbarrei no valor do translado do aeroporto até a barra, bairro onde ficamos hospedados, uma boa dica aqui é tentar conseguir um transporte alternativo, não é difícil mas se não conseguir vai ter que ir de taxi, existe linhas de ônibus do aeroporto para os principais bairros e dependendo de onde ficar hospedado também existe agencias de transporte particular que fazem o transporte direto para o hostel ou hotel

As primeiras horas em Salvador foi tranquila, chegamos no hostel, dessa vez ficamos no Che Lagarto que por sinal muito bem localizado e com um ótimo custo benefício, a dica dos primeiros momentos em hostel já é conhecida dos leitores do Mochileiros Viajando, ou seja, tentar extrair o máximo de informações possíveis dos recepcionistas, isso sempre funciona, e assim fizemos, fomos indicado a conhecer uns bares que ficam ali mesmo no passeio da barra, bares legais, alternativos e com boa comida e boa música, ambiente agradável, como tínhamos acabado de chegar em Salvador só fizemos isso, jantamos, bebemos, conversamos com os garçons e voltamos para o hostel, a tempo de ter uma boa noite  de sonho, o dia seguinte era bastante esperado.

No segundo dia fomos até a recepção, pegamos um mapa e rua, como o hostel fica na avenida beira mar da barra, de cara já deu para conhecer o cristo, e o famoso farol da barra, tempo para umas fotos apreciar a paisagem e de tomar alguns cuidados; quando for para Salvador é preciso tomar alguns cuidados: ande sempre com dinheiro trocado, não de muita conversa para ambulantes em pontos turísticos e mantenha seus pertences sempre bem guardados.

Do farol da barra saímos caminhando pelo calçadão até chegar no ponto limite, uma caminhada de uns 20 minutos, ali mesmo existe um ponto de ônibus que passa ônibus direto para o elevador Lacerda e pelourinho, e foi para lá que fomos , ônibus bem tranquilo e rápido,quando chegamos no do ponto final do ônibus já da para avistar o famoso elevador, a dica é primeiro fazer o  colorido Pelourinho, para na volta pegar o elevador e descer para o mercado modelo, o pelourinho é o famoso bairro histórico e tombado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, em suas ruas e vielas estão centenas de casarões dos séculos 17 e 18 que abrigam de museus a terreiros de candomblé, além de templos católicos que atraem estudiosos do mundo todo é o caso da igreja de São Francisco, considerada a obra barroca mais rica do país, além disso também não perca  a oportunidade de ir até a escola do olodum que fica bem pertinho do largo do pelourinho, tudo muito fácil de encontrar .

Depois do pelourinho e elevador Lacerda é chegada a hora de fazer compras, a dica é aproveitar o mercado modelo que além de fazer parte do passeio tem atrativos e preços bem interessantes, nossa primeira para apreciar a comida baiana foi ali mesmo no mercado modelo, na parte superior existe um sobrado de arquitetura elegante e histórica, com duas opções de restaurante e uma magnifica vista para Bahia de todos os santos, lindo, um belo lugar e uma boa comida, só faltava uma rede, mas nosso dia ainda não tinha acabado decidimos conhecer mais um ponto importante em Salvador, a igreja do Bomfim, que fica um pouco afastada do mercado modelo, mas também não é difícil de chegar, são inúmeras as opções de transporte, de frente ao mercado modelo e ao elevador Lacerda, tem uma enorme parada de transporte público, e foi lá que conseguimos uma van que nos levou até a famosa igreja, muito fácil, depois de muitas fotos e algum tempo para apreciar a conhecida igreja banhada a ouro, decidimos volta para hostel e descansar um pouco, a noite prometia.

A noite em salvador é bastante badalada e com tantos atrativos decidimos conhecer o bairro de rio vermelho que além de reúnir as baianas e os acarajés mais famosos da cidade, conta com uma grande diversidade de bares e casas noturnas.

Uma dica imperdível é o pôr do sol no farol da barra não deixe de conferir.